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Gestão

Cinco passos para ter infraestrutura e operações ágeis

Como os líderes de TI podem ser claros sobre onde reside o valor da I&O?

Da Redação

Publicada em 05 de abril de 2017 às 21h37

Cada vez mais, a área de infraestrutura e operações se vê pressionada a fornecer a agilidade necessária para os negócios de suas empresas. 

Mas, despois de tantos anos focando em redução de custos, otimização dos recursos e maximização da excelência operacional, muitos líderes de Infraestrutura & Operações de TI (I&O) acabaram com processos rígidos de infraestrutura e esquemas de serviços uniformes, perdendo oportunidades de tornarem suas áreas, e a empresa, mais ágeis.

“A maioria desses líderes está em companhias estruturadas em torno de domínios e silos de tecnologia convencionais que não atendem bem aos requisitos corporativos mais recentes. Eles lutam para otimizar as operações de TI e identificar onde concentrar seus esforços de agilidade”, afirma Hank Marquis, Diretor de Pesquisas do Gartner.

Para a criação de uma área de infraestrutura e operações mais ágil, com alto desempenho e alinhada aos negócios da empresa, o Gartner  aconselha os líderes de TI a darem cinco passos:

1. Melhorar as transações de Infraestrutura & Operações tanto nos negócios como em outras funções de TI
Concentre-se em melhorar as transações de alto nível de negócios e TI para estabelecer uma postura de inovação e agilidade robusta. Durante a Conferência, os analistas do Gartner explicarão como ter menos metas de melhoria de transações, porém bem orientadas, pode proporcionar mais sucesso de forma mais rápida do que implementar iniciativas mais abrangentes para aumentar o desenvolvimento do negócio. A orientação das transações conduz procedimentos, tecnologias e pessoas ao alinhamento dos negócios. Ter como objetivo o aprimoramento das transações resultará em melhores processos e serviços.

2. Avaliar a capacidade atual
Avalie a sua atual capacidade de Infraestrutura & Operações de identificar possíveis obstáculos e oportunidades com base no entendimento do que você já alcançou até o momento. Só assim os líderes de I&O podem planejar a transformação necessária. Para fazer essa avaliação, concentre-se em três áreas: maturidade organizacional, satisfação do cliente e engajamento dos funcionários.

3. Planejar como fazer pequenas mudanças
Projete mudanças menores e mais frequentes, voltadas à redução do “atrito nas transações”, para inspirar os executivos que podem ajudar a garantir que os planos de aprimoramento recebam a atenção e os recursos necessários. Comunicar-se na linguagem de negócios é fundamental para inspirar o público-alvo. A Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center ajudará os responsáveis de I&O a definirem metas de aprimoramento razoáveis e serem mais flexíveis, uma vez que as melhorias acontecem em determinadas oportunidades e aos poucos, e não de uma vez só.

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4. Executar e validar as tarefas foco
Um dos maiores empecilhos para a execução bem-sucedida do plano pode ser superestimar o que pode ser feito dentro do prazo estabelecido. É essencial mostrar que a melhoria está acontecendo e que isso se traduz em valor agregado para a empresa. Ao realizar tarefas que terão um impacto real e perceptível (como focar em melhorar as transações), o plano de aprimoramento pode ganhar força e mais adeptos por parte da equipe de I&O e de outras áreas.

5. Não parar de fazer melhorias
Para alcançar e manter operações ágeis, é necessário que a avaliação periódica e o aprimoramento contínuo façam parte da cultura da organização. Análises trimestrais ou semestrais são recomendadas para determinadas áreas durante o processo de aprimoramento. As empresas mais bem-sucedidas concentram-se em menos tarefas diretamente voltadas para as transações com usuários e clientes e as entregam, identificando os próximos passos e melhorando continuamente.



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