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Como dominar as principais tendências tecnológicas para impulsionar a mudança

Estudo Technology Vision 2017, da Accenture, examina oportunidades para que os CIOs promovam a Transformação Digital de suas empresas nos próximos três anos

Da Redação, com CIO.com

Publicada em 15 de março de 2017 às 20h15

A tecnologia está mudando a um ritmo sem precedentes. A convergência de negócios e tecnologia em tudo o que fazemos é emocionante e desafiadora para líderes de negócios e de tecnologia. Mas os CIOs não precisam ser varridos no turbilhão. Em vez de pensar em como a tecnologia vai mudar a maneira como trabalhamos, os CIOs precisam pensar em aproveitar essa tecnologia e usá-la para transformar digitalmente o negócio e conseguir mais.

O estudo Technology Vision 2017, da Accenture, examina as tendências e inovações de TI que as pessoas aplicarão para moldar o negócio nos próximos três anos. E como CIOs deve estabelecer competências essenciais que se alinham com essas tendências para se tornar um agente de mudança na era digital.

1. Inteligiência Artificial é a nova interface do usuário
A Inteligência Artificial (IA) agora faz parte da equipe principal - e seu papel ​​só vai se expandir à medida que as pessoas a utilizare para atender às suas necessidades e objetivos. Os CIOs devem tomar medidas para maximizar o valor da I. Estas ações incluem um melhor controle da forma como os seres humanos trabalham com máquinas, a construção de uma força de trabalho que utilize a aprendizagem de máquinas para melhorar os processos e os resultados, o desenvolvimento de competências de plataforma tecnológica, a promoção de competências estatísticas básicas e a resolução de problemas.

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A Inteligência Artificial se tornará a nova interface de usuário que sustenta as transações naturais e simples das pessoas e as interações com os sistemas, oferecendo valor em cada conexão feita. De fato, a pesquisa Technology Vision 2017 mostrou que 79% dos executivos de TI concordam que a IA ajudará a acelerar  a Transformação Digital em suas organizações.

2. Energia do ecossistema
Os ecossistemas estão ganhando força à medida que mais empresas estão integrando suas principais funcionalidades de negócios com plataformas de terceiros. Como tal, as organizações devem decidir a quais ecossistemas aderir, e também descobrir o papel que deve ter nesse ecossistema. Os líderes estão usando esses relacionamentos para construir seu papel em novos ecossistemas digitais e aproveitar as capacidades adquiridas ao trabalhar com parceiros e colaboradores. Mais de um quarto (27%) dos executivos entrevistados pela Accenture relatam que os ecossistemas digitais estão transformando a forma como suas organizações geram valor.

Os CIOs devem criar seus próprios ecossistemas trabalhando com pessoas na empresa em geral, não apenas com membros da equipe de TI. No passado, os CIOs podiam se concentrar principalmente no que acontecia dentro das quatro paredes da TI. Agora, a tendência predominante de tecnologia incorporada a  processos de negócios e até mesmo convergindo com o negócio tem dissolvido as paredes entre a TI e os negócios. Para maximizar o ecossistema em torno deles, os CIOs devem fazer a mudança para um enfoque mais centrado na colaboração em toda a empresa, o que, por sua vez, aumentará o crescimento, acelerará a inovação e o time to market e impulsionará valor comercial adicional.

3. Mercado de trabalho
A tecnologia já teve um impacto dramático na força de trabalho , tornando-a mais fluida. As hierarquias tradicionais e os modelos de locais de trabalho estão se dissolvendo, transformando-se num mercado digital de conjuntos de habilidades disponíveis sob demanda.

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CIOs devem usar este novo modelo a seu favor e ficar à frente desta tendência. Isso inclui a reestruturação de seus sistemas para suportar esta nova fluidez e gerenciar todos os trabalhadores - internos e externos - de forma rápida e ágil. Em vez de assumir uma base fixa de empregados de longo prazo, a empresa pode experimentar o crowdsourcing e identificar bolsões de trabalho que podem ser feitos sob demanda. Por exemplo, existem projetos de curto prazo que exigem um conjunto de habilidades únicas e escassas? Pense nos projetos onde você precisa escalar rapidamente e não tem as habilidades internamente para fazê-lo.

4. Design para seres humanos
A tecnologia projetada especificamente para o comportamento humano individual é a nova fronteira das experiências digitais. Quando os designers de TI representam um comportamento humano único, ele melhora a qualidade e a eficácia das soluções tecnológicas. Considerando e respondendo ao comportamento humano, os CIOs podem permitir que seus negócios criem viagens ricas e responsivas com clientes e funcionários, transformando relacionamentos em verdadeiras parcerias.

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De uma perspectiva interna, como as empresas lutam para atrair e reter talentos, será preciso digitalizar a experiência dos funcionários dentro da organização. A tecnologia pode ajudar a melhorar as experiências dos funcionários digitalizando as funções do dia-a-dia, como benefícios e folha de pagamento, além de fornecer ferramentas de colaboração digital e comunicações unificadas. Esses tipos de experiências digitais aumentam a satisfação dos funcionários. Quando os funcionários estão felizes, eles ficam - e isso leva a economias de custos. Substituir um empregado pode custar a um negócio mais de 20 por cento do salário desse indivíduo .

5 - Conduzindo a empresa inteligente
A cultura digital em constante evolução cria desafios e oportunidades para organizações em todo o mundo. No entanto, à medida que a tecnologia se torna mais sofisticada, os CIOs devem usá-la para interromper formas convencionais de trabalhar, melhorar a colaboração e resolver problemas difíceis. Não se trata de como nos adaptaremos à nossa organização ou à tecnologia, mas de como poderemos moldar e adaptar a tecnologia para nós.



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