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Gestão

Checklist para construção de um time ágil

Métodos ágeis requerem flexibilidade e interações rápidas. Se não houver engajamento, você terá problemas

David Taber, CIO/EUA

Publicada em 17 de fevereiro de 2017 às 08h16

Projetos ágeis envolvem intensa colaboração e um processo de feedback muito rápido. Quando funciona, as expectativas dos usuários estão estreitamente alinhadas com as entregas do departamento de TI. Além disso, há pouco desperdício de tempo com perfeccionismos que não trazem benefícios ao negócio. 

Mas a produtividade ágil tipicamente depende da qualidade dos membros que compõem a estratégia. Ela exige alto QI (coeficiente de inteligência), alto EQ (coeficiente de inteligência emocional) e foco. Colocar alguém com experiência insuficiente para conduzir ou decidir sobre essas iniciativas pode colocar o time a rodar em círculos. Além disso, existe a necessidade de estabelecer laços estreitos entre os membros do time e o resto da organização.

Métodos ágeis são, basicamente, sobre flexibilidade e interações rápidas. Se não há engajamento, existirão problemas. Logo, falhar rápido é uma boa abordagem até mesmo para a construção de um time dedicado a projetos que exigem velocidade.

Geralmente, são quatro grandes áreas avaliadas para inspeção: usuários, desenvolvedores, consultores e gestores. A seguir listamos pontos para que você preste atenção na hora de implementar uma abordagem de desenvolvimento ágil. 

Usuários que...

... não estão engajados, interessados ou motivados, ou ocupados demais com suas tarefas para participar dessas iniciativas;

... não estão dispostos a assumir uma tarefa, não se comprometem com execução ou prazos; não estão dispostos a colocar seus nomes em nada (especialmente requerimentos, validações ou testes);

... veem riscos ou mudanças como problemas, não como desafios;

... evitam tomar para si responsabilidades;

... gastam tempo apontando falhas ou culpados;

... são francos sobre o que querem, mas ignoram realidades como a computação em nuvem, assumem que o custo incremental de um requerimento é ‘zero’;

... parecem adicionar atrasos ou ambiguidade à maioria das decisões, não correm atrás a redução de tempo e despesas;

... enchem reuniões com observações inconclusivas, tendem a ampliar questões já delimitadas;

... não estão dispostos a tomar ações com informações incompletas, estão sempre tentando cobrir apostas;

... são incapazes de ler/escrever qualquer coisa substancial que ajude na evolução do projeto.

Desenvolvedores que...

... não estão dispostos a buscar soluções de custo adequadas;

... sofrem de “perfeccionismo”;

... estão sufocados em arquitetura e longevidade de software;

... concentram-se demais em evitar críticas ao invés de entregar resultados;

... estão mais dispostos em codificar primeiro e perguntar depois;

... possuem habilidade de comunicação pobre, especialmente sob pressão;

... não têm empatia com usuários;

... não possuem habilidades para gestão de projeto;

... são indecisos ou têm medo de assumir riscos;

... são incapazes de ouvir.

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Consultores que...

... comprometem os resultados por estarem desesperados demais para ganhar um negócio ou manter a conta (dica para os clientes: entrevistar seu CTO);

... são muito flexíveis, muito complacentes, muito dispostos a assumir compromissos que não podem ser entregues;

... não são capazes de entregar “más notícias” de forma rápida e eficaz;

... não conseguem dizer não;

... recusam-se a assumir o comando em situações incertas;

... são incapazes de ouvir;

... não têm disponibilidade de responder pedidos no mesmo dia (e cumprir SLAs);

... usam termos vagos;

... supervalorizam velocidade e volume de codificação menosprezando abordagens certeiras e de resultado;

... se recusam a estar no mesmo local (ou fuso horário) do resto da equipe.

Gestores que...

... recusam-se a participar ativamente no projeto;

... focam demais em comando e controle, exigindo que todas decisões sejam escaladas dentro de uma extensa hierarquia. São incapazes ou indispostos a confiar no time e delegar tarefas;

.. são excessivamente focados no custo (esquecendo valor) e interessados demais em métricas sem olhar para objetivos maiores;

... são dispostos a promover alguém que não domina determinado assunto e não está disposto a aprender;

... criam competições ferozes entre membros do time;

... responsabilizam pessoas sobre temas aos quais não deu responsabilidade;

... usam do medo como ferramenta de gestão e punem publicamente os fracassos;

... recusam-se a estabelecer prazos realistas ou reconhecer compensações. Incapaz de filtrar o que é mensagem do que é ruído;

... durante a negociação dos contratos, acrescentam condições irrealistas e itens de risco assimétricos

Limite
Não há nenhum sistema de pontuação aqui - mas se você detectar um número suficiente das questões acima descritas em um membro da equipe, considere seriamente a substituição dele o quanto antes. Agora, caso detecte uma quantia suficiente das questões elencadas na área de gestão, seu desafio será bem mais complicado...



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