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Gestão

Como usar a gamificação na gestão de equipes de TI

Um número crescente de empresas tem adotado o método para melhorar o relacionamento entre funcionários e clientes. Veja como começar

Rico Hein, CIO/EUA

Publicada em 05 de março de 2015 às 07h56

Gamificação é um conceito que se baseia na aplicação do mecanismo e do raciocínio de criação de jogos em atividades das mais diversas áreas de modo a torná-las experiências mais divertidas, interessantes e atraentes, de acordo com Gabe Zichermann, autor do novo livro "The Gamification Revolution" e fundador da Dopamine, uma agência de consultoria focada em campanhas baseadas em jogos, para funcionários e consumidores.

O conceito básico por trás da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações. As estratégias usadas nos jogos podem motivar pessoas e até influenciá-las psicologicamente.

"As pessoas podem ser motivadas pela obtenção de um vale presente, mas o que realmente as move é o reconhecimento, [bem como] o status, o poder de acesso e outras coisas", diz Zichermann.

Mas como é que a gamificação se encaixa na gestão de uma equipe de tecnologia - ou qualquer outra equipe?  Desafios e missões, conquistas e recompensas são meios de reconhecer a realização de um empregado. A construção de rankings é também uma das razões pelas quais as empresas são atraídas para a gamificação. Em uma concessionária de carros, você verá uma tabela de classificação que mostra as vendas mensais. Em muitos hotéis, na parte de trás, você verá uma tabela de classificação que mostra rankings de satisfação dos clientes, mais quartos limpos ou melhor.

Outra parte envolve a realização de trabalho cada vez mais divertido, aproveitando os conceitos dos jogos.

 "Trata-se de descobrir maneiras de criar alinhamento com incentivos e motivação. Você aumenta a produtividade e o desempenho e pode atrair um funcionário de alta qualidade ou da geração Y, que traz com ele seus conhecimentos tecnológicos", diz Zichermann.

Digamos que o objetivo seja melhorar os números de seu call center. Você pode criar um "jogo" que registre os tíquetes encerrados por funcionários, como se fosse uma corrida. Prêmios e status especiais podem ser concedidos como prêmio aos "jogadores" que atingirem os marcos definidos. Com esse "jogo", você pode influenciar os funcionários a aprimorar o call center e a buscar avanços pessoais para eles mesmos no processo. Tenha em mente que é essencial entender o que motiva as pessoas que fazem esse trabalho, já que nem todas as pessoas são motivadas pelas mesmas coisas.

Outra razão é a mecânica dos jogos. Rajat Paharia, fundador da Bunchball e autor do livro  "Loyalty 3.0: How to Revolutionize Employee and Customer Engagement With Big Data and Gamification", enumera os 10 principais mecanismos de gamificação:

1 - Resposta rápida
2 - Transparência
3 - Metas
4 - Emblemas ou Condecorações
5 - Nivelamento
6 - Integração
7 - Competição
8 - Colaboração
9 - Comunidade
10 - Pontos

"Game designers souberam fazer isso por um longo tempo. Eles são capazes de monitorar o modo como os jogadores trabalham e se comportam em seus sistemas, e usar esses dados para obter melhores desempenhos desses colaboradores", diz Paharia.

Portanto, ao uso da gamificação nas empresas está relacionada à condução de objetivos de negócios e à motivação  das pessoas através de dados. Nada novo, mas que de repente se tornou mais poderoso, porque nós temos todos esses dados disponíveis para nós ", diz Paharia.

Para implantar a gamificação em uma empresa é importante definir quais são os objetivos da empresa, criar regras e monitorar esses potenciais clientes disseminadores da marca. Treinar os funcionários para alinhar os processos internos já que como qualquer implantação de métodos corporativos "gamificar" requer know-how.

É essencial que exista planejamento da área de TI, já que trabalhará constantemente para aplicar as mudanças necessárias e controlar a gestão de informação na plataforma. Aqui se faz necessário estar atento na criação do jogo, pois para ter bom retorno, é preciso ter enredo para cativar o participante. A gamificação precisa ter uma gestão da informação que mensure as ações e indicadores para avaliar os resultados junto ao público consumidor.



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