Recursos/White Papers

Gestão

Cinco dicas para melhor gerenciamento de dados

Os dados estão crescendo muito rapidamente e as organizações precisam uma compreensão completa de como, onde e porque eles estão sendo guardados

Thor Olavsrud, CIO/EUA

Publicada em 13 de agosto de 2014 às 08h23

A imensa quantidade de dados que as companhias produzem atualmente pode ajudá-las a atender melhor seus clientes e aumentar a produtividade. Entretanto, as mesmas informações também podem se tornar um grande problema se não forem devidamente tratadas e protegidas.

Aqui estão cinco dicas para melhor gerenciamento de seus dados:

1 - Concentre-se na informação e não no data center ou device
Foque na na construção de uma infraestrutura que otimize a capacidade da companhia de encontrar, acessar e utilizar informações críticas dos negócios. As principais tecnologias para isso incluem virtualização, computação em nuvem e dispositivos móveis.

2 - Ganhe competência para avaliar e tratar seus dados
 Conheça a sua informação e perceba que as bases não são iguais. Muitas organizações não armazenam dados básicos, não sabem quem é o dono específico dentro da companhia nem como usá-los para ganhar vantagem competitiva.

É importante mapear e classificar as informações para descobrir o seu real valor. Feito isso, você pode mais facilmente priorizar os recursos de proteção, segurança  para gerenciar a informação que realmente é importante.

3 - Seja eficiente
Faça deduplicação e adote tecnologias de arquivamento para proteger mais e armazenar menos. Guarde somente o que você realmente precisa.

4 - Defina políticas consistentes
Estabeleça regras para armazenamento da informação, seja em ambientes físicos, virtuais ou de nuvem. Esta classificação unifica dados, automatiza, ajuda a descobrir quem é o seu dono, controla o acesso, distribuição e acelera o processo de eDiscovery.

5 - Mantenha-se ágil
Planeje o futuro. A empresa precisa das informações rapidamente para a tomada de decisão e isso exige a implementação de uma infraestrutura flexível e capaz de suportar crescimento contínuo dos dados.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui