Recursos/White Papers

Carreira

Certificação ITIL Foundation: 6 dicas para fazer o exame

Especialistas em ITIL oferecem insights em primeira mão sobre a melhor maneira de se preparar para o exame de certificação da ITIL Foundation

Sarah K. White, CIO/EUA

Publicada em 23 de setembro de 2018 às 09h48

A IT Infrastructure Library (ITIL) é uma estrutura de gerenciamento de serviços de TI que ajuda as empresas a melhorar os processos de serviço - e é uma habilidade valiosa para o seu currículo. As habilidades ITIL estão associadas a uma receita 19% maior para os diretores de TI - a segunda maior habilidade de pagamento após a liderança da equipe, que está associada a um aumento de 21% no salário, segundo dados da PayScale. 

As certificações para o ITIL variam de Foundation a Master Qualification. A ITIL Foundation é a credencial de nível de entrada no ITIL Qualifcation Scheme. Para obter a certificação ITIL Foundation é preciso acertar pelo menos 65% do exame, que consiste em 40 perguntas de múltipla escolha, respondidas em no máximo 1 hora.

Depois de concluir sua certificação Foundation, você pode passar para a certificação ITIL Intermediate Level, que oferece dois caminhos: Ciclo de Vida de Serviço e Capacidade de Serviço. Você também pode ganhar sua certificação ITIL Practitioner a qualquer momento após passar no exame ITIL Foundation.

Aqui, os especialistas em ITIL oferecem dicas sobre como se preparar para o exame de certificação da ITIL Foundation.

1- Faça um curso
Existem vários cursos online que ajudam a conhecer tudo o que é preciso saber antes de fazer o exame de certificação ITIL Foundation. Se você está fazendo o exame, provavelmente já está familiarizado com os princípios gerais que guiam o framework, mas você ainda precisará estar bem preparado.

“Não perca de vista o fato de que o framework ITIL estabelece um fluxo lógico de como a TI pode implementar e gerenciar novos serviços. Muitas pessoas tendem a se perder nas ervas daninhas durante o treinamento e escorregar em algumas questões relativamente fáceis do exame”, diz Mark Smiley, da Cask.

Você pode optar por estudar sozinho, usando materiais de estudo da Axelos - a empresa até oferece um aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS, para que você possa fazer exames práticos e obter dicas de estudo em qualquer lugar.

2 - Pratique usando os exemplos de exame da APMG
Se você fizer uma aula através de um programa de treinamento credenciado, o custo do seu curso pode incluir um ou dois exames práticos. No entanto, se você está estudando para o exame ou apenas quer colocar as mãos em mais exames práticos, o APMG oferece amostras grátis do exame ITIL Foundation .

As perguntas dos exames práticos ajudam a preparar para o exame real, embora não sejam exatamente iguais. Leia cuidadosamente cada pergunta.

"Responda as perguntas que o exame está fazendo - não as perguntas que você espera que o exame esteja fazendo ou as pergunta que você se lembra em um exame prático", diz Erika Flora, instrutora ITIL e presidente da empresa de treinamento e consultoria ITIL Beyond20.

3 - Agende seu exame enquanto seu conhecimento estiver fresco
Quando terminar de estudar ou o curso terminar, certifique-se de agendar uma data para fazer o exame imediatamente.

“As informações que você recebe nos cursos são agrupadas em um período de tempo muito curto e o ritmo é rápido. Faça um favor a si mesmo e faça o exame dentro de alguns dias após a conclusão do curso, enquanto a informação está fresca em sua cabeça ”, diz Smiley.

A taxa do exame varia de US$ 100 a US$ 500, dependendo de onde você faz o exame. Alguns cursos incluirão a taxa do exame no custo total do curso, especialmente se for um programa credenciado. Se você pagar por um curso, verifique se ele inclui um comprovante de registro para o exame.

4 - Concentre-se no que importa
Enquanto você está estudando, você pode se sentir sobrecarregado com tudo que o ITIL tem a oferecer, especialmente fora de suas especialidades. Tente não ficar atolado na minúcia - concentre-se apenas nos principais conceitos do framework.

"No final da contas, você só precisa acertar 40 perguntas, então certifique-se de entender os principais conceitos básicos", diz Flora.

Mas não basta memorizar os fatos, apenas para esquecê-los após o exame - em vez disso, tente aprender o "porquê" por trás dos conceitos-chave, acrescenta Flora. Isso não apenas ajudará você a lembrar informações importantes durante o exame, mas também poderá ajudar a aplicar práticas de ITIL para sua organização de maneira mais eficiente, após o exame. 

5 - Aplique seu conhecimento do mundo real
Se você está fazendo o exame de certificação da ITIL Foundation, provavelmente está em um ponto da sua carreira em que teve experiência prática com a estrutura da ITIL em uma configuração organizacional. Esse conhecimento irá ajudá-lo durante o exame, uma vez que "muitas das perguntas sobre o exame podem ser respondidas corretamente apenas aplicando a lógica do senso comum que você já possui", diz Smiley.

 “Ao analisar um novo conceito, pense criticamente sobre seu ambiente de trabalho e considere como ou por que as coisas estão sendo feitas como são hoje. Pergunte a si mesmo se isso se encaixa nos conceitos que você está cobrindo enquanto estuda. Se não, então o que precisaria mudar em seu ambiente? ”, explica Christoper Kuhn, COO da OTRS.

itil

6 - Procure por diagramas de serviço
Enquanto estudava para obter sua certificação ITIL, Matt Cox, gerente sênior de soluções da Samange, diz que achou útil pesquisar no Google exemplos de diagramas de gerenciamento de serviços. Esses diagramas ajudaram-no a relacionar o que ele estava aprendendo com o seu trabalho diário e a entender o framework ITIL.

“Um bom começo é fazer um trabalho de detetive do Google para encontrar exemplos de alto nível de como o framework é aplicado aos processos. Depois de fazer isso, pense nas "coisas" que lhe são oferecidas no trabalho e em como você precisa delas para realizar seu trabalho. Se você entender a lógica e focar em exemplos, aprender o framework será muito fácil ”, diz Cox.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui