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Como se autopromover sem ser o chato da hora

Para ser lembrado como uma pessoa importante, você precisa fazer com que as pessoas saibam o que está fazendo, o sucesso dos projetos, os obstáculos que superou

Katherine Spencer Lee, CIO/EUA

Publicada em 23 de julho de 2018 às 11h15

A autopromoção é uma das coisas mais chatas que existem. Encontrar alguém que fica o tempo todo se vangloriando de alguma qualidade é desagradável. Promover as próprias conquistas pode parecer estranho e soar como narcisismo. Mas no mundo corporativo, onde a competição é bastante acirrada, mostrar o seu valor é algo necessário.  Em algumas atividades chega até a ser essencial para o sucesso profissional.

A autopromoção pode ser particularmente difícil para profissionais de TI, porque a maioria foi educada em sistemas nos quais o trabalho deveria falar por si próprio. Assim, esses profissionais se consideram livres dessa tarefa, diz Jim Anderson, consultor de TI. Para um profissional dessa área, divulgar o seu trabalho é como colocar os sapatos trocados, acrescenta Curt Rosengren, um coach de carreira.

Mas a autopromoção é essencial, segundo Peggy Klaus, especialista em comunicação e liderança, autora de um livro sobre o assunto chamado "Brag! The Art of Tooting Your Own Without Blowing It".

“ Para ser lembrado como uma pessoa importante, você precisa fazer com que as pessoas saibam o que está fazendo, o sucesso dos projetos, os obstáculos que superou”, reforça Klaus. A autora tem um bom argumento: Precisamos contar aos chefes no que estamos trabalhando e o que já fizemos. Isso é a autopromoção em sua forma mais básica e não tem nada a ver com ser chato, mas com fatos. Não devemos nos sentir mal por divulgar a realidade.

“Os chefes não são videntes”, lembra Klaus.

Precisa de ajuda para aprender como fazer isso? Oito técnicas vão ajudá-lo a se promover profissionalmente, sem parecer esnobe. 

Não é necessário implementar todas ao mesmo tempo. O importante é escolher as mais adequadas ao seu ambiente e implementá-las. O que já é um bom começo.

1 - Aproveite as oportunidades
Quantas vezes seu chefe pergunta "como andam as coisas?". As chances de você ter respondido “normal, nada de novo” são altas, afirma Klaus, “Geralmente os profissionais estão pouco preparados para responder a essa pergunta e acabam perdendo uma boa oportunidade com o chefe”, ressalta a especialista.

Em vez disso, Klaus recomenda aproveitar a oportunidade para dizer que tudo anda muito bem e falar sobre o progresso de seu último projeto ou da conquista de uma meta.

Revisão de desempenho é uma oportunidade de ouro para a autopromoção. Assim, se você se sente pouco confortável em momentos para um "tapinha nas costas", que seja durante a revisão de desempenho. Vá preparado com uma lista de metas atingidas, projetos concluídos, desafios superados e feedbacks de alguns pares. Se perder essa chance para se autopromover, provavelmente aquele aumento ou aquela promoção também ficarão para depois. 

2 - Ajude outros enquanto se promove
Essa é uma boa forma de realizar a tarefa, facilmente, e fazer com que seu chefe saiba que você e sua equipe cumpriram os prazos. Ainda mais eficiente que isso é dizer ao seu chefe – e aos seus pares – que está disponível para ajudar quem estiver precisando. Essa técnica é boa porque aproxima pessoas e demonstra seu valor para o chefe.

Da mesma forma, se você tem uma habilidade, ou talentos específicos, e pretende que as pessoas saibam, ofereça ajuda aos colegas, diz Anderson. Por exemplo, se é bom em Power Point e sabe que alguém precisa fazer uma apresentação, se ofereça para olhar os slides e incluir recursos. A pessoa será grata e tenderá a recomendá-lo a outras. 

3 - Fale com energia
Muitas vezes o problema com a autopromoção está no fato das pessoas não gostarem de falar sobre si mesmas, ainda mais se for de forma positiva. Para resolver essa questão, é bom pensar na autopromoção como o momento para falar sobre seu trabalho e não sobre você. E se você é um entusiasta sobre seu trabalho, a autopromoção se torna muito mais fácil, nota Curt Rosengren, coach de carreira.

“Se estiver falando sobre determinada tecnologia ou projeto sobre os quais está apaixonado, a autopromoção se torna um subproduto”, diz ele. A paixão é infecciosa, nota Klaus. "As pessoas são presas por ela. Respondem a ela, e se lembram".

4 - Conte uma história
A autopromoção pode facilmente passar por alguns “eu”: "Lidero um time global de 5 mil profissionais". "Consolidei cinco data centers em um". "Recebi um MBA de Harvard". É o modelo Hilary Clinton de autopromoção. Mas também é um pouco cansativo.

Há uma abordagem melhor e menos autorreferente: crie uma narrativa, diz Klaus. Por exemplo, se resolveu o problema de uma implementação falha de software, você poderia resumir em algumas sentenças porque o projeto estava falhando e o que precisava ser feito para que tudo fosse arrumado.

5 - Busque dicas em sua audiência
Os especialistas em liderança dizem que a maneira como você promove seu trabalho deveria ser um espelho do estilo de sua audiência – não importa quem você está tentando impressionar. Por exemplo, diz Russ Edelman, autor de "The Nice Guys Can Get the Corner Office". Se o seu chefe é um líder carismático, seu esforços de autopromoção devem combinar com sua energia e dinamismo. Se você agir de forma submissa, pode não alcançar seu objetivo.

Da mesma forma, cuidado com situações em que seria inapropriado discutir seus feitos. Por exemplo, se ganhou uma promoção no mesmo dia em que uma demissão foi anunciada na sua corporação, é melhor esperar alguns dias para contar para as pessoas do escritório, aconselha Klauss.

6 - Faça alarde sobre os outros
Se estiver desconfortável em se autopromover, pode tentar dizer coisas boas sobre pessoas talentosas e esperar que a energia positiva volte pra você. Mas, se promover sutilmente enquanto aplaude os outros é mais eficiente.

Mesmo que você faça isso pelos outros, não é certo que as pessoas façam o mesmo por você, diz Klaus. As pessoas não estão pensando em como ajudar os outros, mas em ajudar a si mesmas.

É por isso que você deveria tentar a técnica do Jim Anderson: usar o bom trabalho das outras pessoas para lembrá-las do seu. Por exemplo,  mostre como o bom trabalho de alguém também o permitiu fazer um ótimo trabalho.

“Não diga, ‘ela fez um bom trabalho, e eu fiz um ótimo’, diz Anderson. Diga: ela tornou as coisas mais fáceis pra mim.

7-    Recolha uma série de bons feedbacks
Se você conseguir um e-mail de um colega de trabalho ou cliente cumprimentando-o pelo bom trabalho, encaminhe para o seu chefe. Anderson recomenda acrescentar um comentário no e-mail encaminhado para que seu chefe se sinta impelido a responder, tal como, ‘eu acho que isso é algo que poderíamos discutir. Concorda?’ ou ‘Outro cliente satisfeito, você não acha?’

Não mande um e-mail sem acrescentar nada. “Se for algo para ler e apagar, não ficará na memória. Se o fizer ler, pensar e responder, tem alguma chance”.

8-    Crie um benchmark para si mesmo
Outra forma efetiva de expressar seu valor é comparando metas com outros que estão fazendo algo similar, seja dentro ou fora da sua organização, diz o autor de Nice Guys, Russ Edelman. Sem dar nomes, compare o trabalho que você faz em uma semana ou mês com o dos seus pares. Dessa forma, você mostra como é bom, pelo contraste entre você e os demais.

Essa forma de abordagem torna a coisa mais objetiva e isso é algo com que os profissionais de TI se sentem mais confortáveis.

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