Recursos/White Papers

Carreira

Papel do CIO muda, mas segue forte e estratégico, diz KPMG

Estudo indica que líderes de TI estão sob pressão, mas em posição privilegiada no cenário de transformação

Da Redação

Publicada em 18 de julho de 2018 às 07h19

Camaleão. Essa é a definição do CIO de hoje, que segue em transformação. A conclusão é da 20ª edição da Harvey Nash/KPMG CIO Survey 2018, produzida pela KPMG, em conjunto com a Harvey Nash. De acordo com o relatório, que ouviu quase 4 mil líderes de TI em 84 países, os executivos não estão apenas ajudando a transformar organizações, mas os próprios líderes estão sendo transformados. Para muitos, há uma oportunidade real de crescer e ampliar sua influência. “Neste contexto de mudança, o papel do CIO continua tão forte como sempre”, revela o estudo. 

O relatório justifica que o CIO tem uma perspectiva única sobre o mercado e suas mudanças e, assim, segue em posição privilegiada quando o tema é a transformação. Ao mesmo tempo em que há oportunidades, há, naturalmente, pressões. Líderes de TI estão relatando menos satisfação no trabalho, e este ano o estudo apontou um potencial nivelamento na estratégico influência do papel do CIO. 

O crescimento do Digital e outros desafios, por outro lado, são para muitos uma oportunidade. CIOs de sucesso estão trocando o controle para influenciar e encontrar novas maneiras de navegar em um ambiente incerto. 

E quando o assunto é transformação, as empresas continuam investindo em estratégia digital. Apesar deste investimento, oito em cada dez CIOs consideram suas estratégias digitais apenas moderadamente eficaz. 

O investimento em nuvem continua crescendo com quase três quartos dos líderes de TI relatando investimentos moderados ou significativos nesse item. O investimento em tecnologias móveis também está em alta. Já novas tecnologias, como blockchain, realidade virtual e automação de processos robóticos, são o foco de apenas uma pequena parcela do investimento.

A Inteligência Artificial (IA), no entanto, é a área de mais rápido desenvolvimento, de acordo com o estudo, com sete entre dez líderes buscando a tecnologia como parte de seus planos e um quarto das empresas fazendo investimento moderado em soluções de IA no momento. 

ciodigital

Universo digital
Segundo o levantamento, as três prioridades dos líderes digitais no momento são, nessa ordem, desenvolver produtos inovadores, garantir a estabilidade da TI e aprimorar a experiência do cliente. Já as top três iniciativas para crescimento sãio, respectivamente, aprimorar a cibersegurança, gerenciar o risco operacional e compliance e aprimorar os processos de negócios. 

O estudo indica que empresas que estão fazendo sucesso no digital estão colocando o cliente no centro de suas estratégias e encontrando formas de investir em tecnologias rentáveis. CIOs que focam nessas atividades têm uma posição mais forte e têm mais capacidade de articular a estratégia digital e ganhar suporte do board, revela. 



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui