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Carreira

Como gerenciar bem a sua reputação online sem perder o dia inteiro

Sua presença nas redes digitais pode ser positiva para a sua carreira, sobre diversos aspectos, dependendo do quão consciente você é sobre o seu uso

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 25 de junho de 2018 às 11h47

Para além da socialização e entretenimento, redes sociais se tornaram fontes de informação - ou desinformação - e uma espécie de fórum público onde pessoas compartilham suas opiniões e reflexões. 

Ma muitos gestores ainda consideram as mídias sociais um desperdício de tempo. Na maioria das vezes, esses profissionais resistem à adoção das comunidades virtuais por medo da exposição que podem gerar ou, simplesmente, por não julgarem os efeitos da sua presença online relevantes para suas carreiras.

“Se não houver mais nenhum motivo aparente, os gestores devem adotar as comunidades virtuais pelo simples fato de que só é possível conhecer seus benefícios reais para os negócios participando ativamente delas. Para alcançar resultados positivos por meio da interação online é preciso estimular a troca de experiências e prover a rede de contatos com informações de valor”, afirma a especialista em gerenciamento de reputação online e autora do livro “Career Distinction: Stand Out by Building Your Brand”, Kirsten Dixon.

Além disso, outra chave para o sucesso das iniciativas que envolvem as mídias sociais é a escolha daquelas que mais se adequam ao perfil do usuário. Kirsten destaca que cada plataforma tem uma audiência diferente e, por isso, as informações divulgadas devem ser direcionadas ao público específico com o qual o usuário deseja comunicar-se. “Isso porque não é aconselhável colocar dados pessoais em sites focados na troca de experiências profissionais”, diz ela.

No fim do dia, sua presença nas redes digitais pode ser positiva para a sua carreira, sobre diversos aspectos, dependendo do quão consciente você é sobre o seu uso. 

gestaoredesocial

Para ajudá-lo, aqui estão três dicas rápidas para permanecer relevante nas redes sociais, sem perder muito tempo.

SEMPRE mantenha seus perfis em sites de mídia social atualizados.

Potenciais clientes, fornecedores, e outros profissionais podem utilizar essas informações ao tentar fazer negócio com você. Eles estão buscando pontos de interesse mútuo e as experiências que têm em comum com você para facilitar a comunicação e evitar conversa fiada. Inclua as áreas de especialização sobre as quais você gostaria de saber um pouco mais. E nunca esqueça que os head hunters e potenciais empregadores fazem muitas pesquisas online sobre potenciais candidatos; um perfil desatualizada pode levar a uma oportunidade perdida.

ÀS VEZES, publique atualizações de status.

Ter um perfil, mas nunca participar compartilhando conhecimento e informações é como não estar presente. É perder a chance de usar as mídias sociais para construir a sua marca profissional. Fora da vista, fora da mente. Então, ocasionalmente, partilhe uma boa notícia ou um link para um artigo interessante. Quantas vezes? Postar um mínimo de duas vezes por semana e um máximo de uma vez ao dia lhe permitirá permanecer visível sem ter que viver em mídias sociais.

E NUNCA se envolva em discussões mesquinhas ou em acalorados debates políticos.

A rede é um ótimo local para compartilhar opiniões. Apenas tenha o cuidado de ser respeitoso com as pessoas com diferentes pontos de vista. Como um profissional de negócios, não há linha divisória entre quem você é fora ou dentro do trabalho. Engajar-se em conversas que possam ofender clientes, prospects ou potenciais empregadores é uma atitude que pode voltar-se contra você.



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