Recursos/White Papers

Carreira

15 maneiras de melhorar sua carreira em TI

As carreiras de tecnologia podem não ter caminhos definidos, mas existem alguns truísmos consagrados pelo tempo que podem ajudá-lo a obter vantagem. Aqui, profissionais de TI experientes emprestam seus conselhos sobre avanços

Paul Heltzel, CIO/EUA

Publicada em 15 de junho de 2018 às 08h30

Não há um "manual de usuário" para a construção de uma carreira longa e bem-sucedida em TI, mas às vezes parece haver um aperto de mão secreto. Nem sempre é aparente por que certos colegas sempre seguem em frente, com acesso às mais recentes tecnologias, maiores orçamentos e melhores projetos - enquanto sua carreira parece estar em modo de espera.

Sair de uma rotina e desenvolver uma estratégia para avançar em sua carreira pode ser apenas uma questão de obter a percepção certa no momento certo. Profissionais de tecnologia de sucesso sabem como agregar valor para as suas organizações, avançar com confiança e, quando necessário, recomeçar. Reunimos alguns de seus melhores conselhos e estratégias para comunicação, avaliação de riscos e solução de problemas.

Veja como manter sua carreira no melhor caminho possível, esteja você começando ou procurando fazer uma mudança.

1 - Encontre sua vocação

Um dos aspectos mais atraentes do trabalho em tecnologia é a capacidade de escolher sua aventura, de encontrar uma área que fale com você e a persiga.

"Se você adora segurança, é possível impedir hackings e vazamentos de dados", diz Anthony James, fundador e CEO da Linux Academy. "Com o amor pelo desenvolvimento e TI, você pode mesclar os dois juntos e trabalhar com DevOps. Quando você escolhe o Para você, o aprendizado será divertido e fácil. Essa indústria gosta de olhar para a norma e desafiar suas suposições. Aprenda a fazer o mesmo. ”

2 - Fique de olho nas oportunidades

Quando Mike Coakley se formou na faculdade, ele se viu em um banco chamando clientes em potencial para refinanciar suas hipotecas. Mas, diz ele, o software usado para administrar o negócio - e para pagar os funcionários - precisava de uma atualização. Ele assumiu o trabalho e o presidente de sua divisão o transferiu para a TI. Ele é atualmente CIO na cidade de White Plains, Nova York, e professor adjunto de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação na Pace University.

"Mantenha seus olhos e ouvidos abertos, porque as oportunidades se mostram para nós o tempo todo", diz Coakley. “Esteja preparado para arriscar e tentar algo novo. Se você falhar, certifique-se de que aprendeu algo com a experiência. ”

3 - Dê um polimento nas suas soft skills

Concentre-se nos fundamentos, argumenta Anudeep Parhar, CIO da Entrust Datacard. Soft skills são difíceis de encontrar, não ficam desatualizadas e dificultam sua substituição.

“As habilidades técnicas estão sempre evoluindo e, embora seja importante estar permanentemente atualizado, é ainda mais importante desenvolver essas novas habilidades em cima de uma base sólida”, diz Parhar. “As habilidades mais importantes são a capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento de soluções, a atenção aos detalhes e o compromisso com o aprendizado contínuo. Então, mesmo quando você não tem um conjunto específico de habilidades ou profundidade de conhecimento, pode passar a confiança de que aprenderá rápido. ”

4 - Se quiser, peça

Algumas carreiras de TI sofrem com a falta de participação. Se você quer assumir um projeto desafiador ou mudar para uma divisão diferente ou gerenciar uma equipe, você é seu melhor defensor.

"Não tenha medo de pedir o que você quer ou precisa", diz Harry Moseley, CIO da Zoom Video Communications. “É mais improvável que suas necessidades sejam atendidas - tanto pessoal quanto profissionalmente - quando você não as deixa claras. Não se pode esperar que as pessoas entendam intuitivamente o que você pensa ou quais são suas aspirações ”.

5 - Aperte o botão reset

Shailesh Rao, COO da BrowserStack, diz que alguns de seus melhores movimentos na carreira vieram simplesmente agitando as coisas quando ele deixou de se sentir desafiado. Quando sua carreira congelou, ele simplesmente reiniciou.

"Quando fiquei muito confortável no meu trabalho, mudei", diz Rao. “Quando não consegui mudar de empresa, mudei de empresa. Isso levou a algumas das mais incríveis experiências de aprendizado em minha carreira, sem mencionar a construção de alguns dos meus melhores relacionamentos pessoais e profissionais. Se você está trabalhando com TI, já tem sorte - é uma carreira tão universal e à prova de recessão quanto qualquer outra. Não desista dessa vantagem por estar estagnado em um só lugar ou em um emprego ”.

6 - Seja notado

Sandeep Gopisetty, diretor da IBM Cloud e Mobile Enterprise Research, diz que uma mente curiosa é a chave para seguir em frente. E ficar lá requer voar acima do radar.

"Tenha um firme compromisso de aceitar mudanças, aceitar desafios e vencer a batalha para ser reconhecido", diz ele. "Seja infinitamente curioso e aproveite seu aprendizado e compreensão para resolver um problema."

7 - Assuma riscos

Optar por segurança pode ter suas recompensas, mas ganhar terreno não é necessariamente um deles. Uma carreira excepcional em TI pode, às vezes, ser desconfortável, dizem nossos especialistas. “Algumas pessoas sempre tentam convencer você a evitar riscos e manter o caminho mais seguro”, diz Hunter Muller, presidente e CEO da HMG Strategy. “Ignore esse conselho. Siga seus instintos e arrisque quando achar que eles são justificados. Aprenda com seus erros e fuja  rapidamente deles. ”

8 - Pegue tarefas difíceis

Como ser notado é fundamental. Assumir tarefas difíceis e sem glamour pode ajudá-lo a se relacionar e desenvolver uma reputação como alguém com quem contar.

“Na minha carreira, decidi me especializar e me voluntariar em fazer os tipos de trabalho que ninguém mais queria”, diz Saied Seghatleslami, presidente e COO da Pypestream. “Eles sempre foram essenciais para o sucesso do negócio e, normalmente, difíceis e desagradáveis ​​- e frequentemente não gloriosos. Sempre fui notado e apreciado. Isso também me ajudou a construir habilidades únicas que normalmente estão em demanda.

9 - Comece pequeno

Você pode construir uma sólida carreira de TI em uma base de tarefas progressivamente melhores, com novos desafios e responsabilidades desenvolvidos ao longo do caminho. Se você está apenas começando, dimensione corretamente suas expectativas, diz Al Smith, diretor de tecnologia da iCIMS. Se já for um líder, também.

"Só porque você não está conseguindo um emprego líder no desenvolvimento de produtos no Google, não significa que sua carreira esteja condenada ou você nunca conseguirá a posição desejada", diz Smith. “A experiência que você ganha em uma função, mesmo que pareça fora do seu campo, pode realmente estabelecer a base para o desenvolvimento da sua carreira, construindo as habilidades que você precisa.  Os funcionários com essa abordagem de mente aberta estarão em melhor situação do que seus colegas quando se trata de conseguir um emprego na área de TI e avançar em sua carreira. ”

10 - Combata a redundância

Afiar suas habilidades de pensamento crítico pode ajudar a evitar a perda de um emprego devido a ameaças futuras à sua carreira, como IA e automação . “Aborde problemas de nível micro e macro”, diz Leeyen Rogers, vice-presidente de marketing da JotForm. "Em vez de se concentrar apenas na execução, pense no 'porquê' de muitos ângulos - e concentre-se na compreensão, em vez de apenas fazer".

Ela também aconselha a aplicação da estratégia clássica de falsificação para o mundo da tecnologia em rápida mudança. “Livre-se da síndrome do impostor. Você pode conseguir muito mais do que pensa ”, diz Rogers. “Não deixe que a sua idade, ou qualquer outra coisa sobre você, que você não possa controlar, faça você pensar que você é menos eficiente, talentoso ou conhecedor do que qualquer outra pessoa. Se você não sabe alguma coisa, então você pode aprender.

11 - Concentre-se na linha de fundo

Se você quer melhorar sua carreira, é importante levantar sua empresa, assim como você, diz Marco Cirillo, CTO e co-fundador da Kibii. As habilidades que você desenvolve devem ajudar a gerar lucro.

“Para se tornar mais valioso, você precisa desenvolver suas habilidades em torno da geração de receita e redução de custos, pois as empresas, agora mais do que nunca, se concentram nisso”, diz Cirillo. “Não se concentre em desenvolver habilidades nas quais o trabalho é uma despesa para o negócio. No final das contas, as empresas estão interessadas em seus lucros, então prove que seu conjunto de habilidades é um ativo para gerar receita, e não uma despesa”.

12 - Cuide da imagem

Talvez seja hora de pensar em como você se apresenta.

“Se você está tentando convencer o proprietário de uma empresa de que você tem a resposta para um problema que poderia afetar todas as operações da empresa - o que geralmente é o caso da TI - é importante estabelecer um nível de respeito antecipado”, diz Frank Downs, diretor de práticas de segurança cibernética na ISACA. “Alguém poderia ter a solução para um problema técnico sério - no entanto, se parecerem que saíram da rua, eles terão que tentar muito mais para conseguir que as partes interessadas os escutem”.
 
carreira
 
13 - Vá onde a ação está

Amir Sharif, co-fundador e vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Aporeto, diz que foi o melhor conselho de carreira que ele já recebeu.

"Se você está buscando uma carreira no setor financeiro, você vai para Nova York ou Londres", diz Sharif. “Se você está interessado na indústria do entretenimento, você vai para Los Angeles. Você vai para o Vale do Silício. Estar no Vale do Silício coloca você nas proximidades das melhores mentes e empresas de tecnologia do mundo. Essa proximidade dá acesso a uma rede de pessoas que estão criando o futuro. Vá para onde o futuro está sendo feito.

14 - Parear problemas com soluções

Se você identificou algo no trabalho que é, na verdade, um bug em vez de um recurso, certifique-se de ter pensado em possíveis soluções antes de mencioná-lo, diz Moseley da Zoom.

“O seu trabalho é estar perto o suficiente dos problemas para sempre ter pensamentos sobre os desafios de seus departamentos e como alguém pode superá-los”, diz Moseley. “Você pode não ter a solução ideal, mas oferecer uma ideia demonstra que você dedicou tempo para analisar o desafio e pensar em possíveis soluções. Embora isso seja verdade para qualquer posição profissional, é especialmente aplicável em tecnologia, porque é provável que haja muitas opções para superar qualquer desafio. ”

E se não quiser ser parte do problema, não tenha medo de falar, especialmente quando é para o bem da organização, diz Patrick Turner, CTO da Small Footprint. "No final você pode pelo menos dormir sabendo que fez o que podia para ajudar numa situação difícil ”.

15 - Forneça valor para a empresa

A falta de confiança pode levar alguns profissionais de TI a olhar para dentro um pouco demais. Isso pode levar à estagnação e atrito com os colegas de trabalho.

“É surpreendente a frequência com que deixamos que nossas próprias inseguranças nos atrapalhem a ajudar nossas empresas e nossas próprias carreiras”, diz Jason Tan, CEO e co-fundador da Sift Science. “Entenda o que agrega valor e visualize seu trabalho através dessa lente.”

Surpreendentemente, Tan diz que uma das melhores experiências de trabalho de sua vida saiu de um dos contratempos de carreira mais difíceis: ele foi demitido. “Eu era arrogante e, apesar de ser promovido regularmente, deixei de valorizar minha oportunidade. A experiência me humilhou e abriu meus olhos para o quanto eu não sabia. Se você quiser tornar sua carreira à prova do futuro, tenha a mente aberta e esteja preparado para trabalhar. ”



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui