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Carreira

Networking: adote uma boa estratégia e amplie as possibilidades profissionais

Muitos executivos ainda têm dificuldades em criar vínculos com colegas do mercado. Veja por onde começar

Martha Heller, CIO/EUA

Publicada em 26 de abril de 2018 às 18h05

Mais do que comum, é até óbvio ouvirmos conselhos de especialistas ou colegas sobre a importância de se construir uma rede de relacionamento profissional. No entanto, muitos executivos ainda encontram dificuldades em criar vínculos duradouros com as demais pessoas do mercado. Para tentar resolver tal problema de forma eficaz, segue uma lista com os quatro conselhos de alguns dos líderes de TI mais conceituados do mundo.

1. Não passe despercebido
No que tange ao mundo corporativo, evite simplesmente frequentar os eventos sociais e bater papo com alguns antigos colegas. É preciso fazer-se notar, seja por meio de um discurso ou pela apresentação de bons argumentos em discussões informais – mas que atraem a atenção de todos os presentes.

2. Conheça investidores
Procure a rede que está investindo nas empresas que fornecem as soluções para seu negócio e pergunte como pode ajudá-los em algo ou manter contato com as empresas daquele portfólio.

Os investidores certamente apreciarão a atitude do executivo e podem, até, convidá-lo para fazer parte de algum tipo de conselho. 

Além de prestígio na própria companhia – por fazer parte de um grupo que lida com ações e mostrar habilidades e interesses interdisciplinares –, o gestor estabelecerá ótimos contatos.

networking

3. Envolva-se com toda a companhia,  não só com o departamento
Identifique projetos nos quais a sua ajuda pudesse ser um diferencial e participe da iniciativa.

A  participação em projetos interdisciplinares dá ao gestor uma visibilidade muito maior do que ele teria se ficasse confinado em seu departamento. Ademais, essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas, demonstrar seu comprometimento com o negócio e suas habilidades.

4. Encontre um exemplo
Não importa em que nível hierárquico ou quanta experiência e conhecimento teórico um executivo tenha, sempre haverá alguém que saiba mais e, por isso, os gestores devem identificar quem são “sábios” e aprender com eles. 



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