Recursos/White Papers

Carreira

Como escolher o programa de MBA online mais adequado

Trabalhar tempo integral não impede que você não possa investir em programas de desenvolvimento profissional. Os cursos web podem ser a solução

Meridith Levinson, CIO/EUA

Publicada em 21 de abril de 2018 às 09h37

Procure por "programas de MBA online" e você vai ser atendido com uma variedade espantosa de opções. Parece que cada instituto de ensino superior oferece hoje um programa de MBA online. Mas, com tantas opções, como os profissionais de TI podem determinar aqueles que têm as melhores reputações e podem satisfazer suas necessidades específicas?

Aqui estão alguns conselhos de profissionais que já fizeram esta opção.

 1. Identifique as características de um programa de MBA online que são mais importantes para você.
Não se escolhe um programa de MBA online só porque você já ouviu falar dele. Faça alguma pesquisa antes de considerar o que é mais importante para você, seja a reputação da escola, a qualidade do ensino, o rigor dos acadêmicos, uma concentração especial em uma área ou assunto, ou a flexibilidade que o programa oferece. O pessoal de RH da sua empresa pode ser capaz de dizer quais programas de MBA têm funcionado bem para outros funcionários.

2. Certifique-se de que as instituições que você está considerando têm boa reputação.
Alguns empregadores não reconhecem ou valorizam a graduação de escolas não credenciadas. Além disso, se uma escola não for credenciada, você pode ser impossibilitado de transferir qualquer um dos seus créditos, se decidir se inscrever em outro programa de MBA em uma instituição diferente.

3. Encontre o programa que melhor se adequa ao seu estilo de vida e estilo de aprendizagem
Profissionais procuram programas de MBA online por várias razões. Muitos não têm dinheiro para se afastam do mercado de trabalho por dois anos para buscar um MBA tradicional. Outros, devido às programações rígidas de viagens de negócios ou projetos, que os impedem de estar geograficamente amarrados a programas de MBA executivos que ocupam uma noite por semana ou vários fins de semana. Muitos precisam de flexibilidade.

Normalmente, programas de MBA online variam em estrutura, duração etc. Para encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades, Cates recomenda fazer as seguintes perguntas:

1 - Quais formatos de aprendizagem fazem parte do programa? Livros? Webinars? Vídeoconferências?

2 - O programa adapta os cursos web ao local? Ou será necessário promover a interação com outros estudantes e professores por meio de videoconferência e/ou grupos de discussão online?

3 - Existe acesso on demand para os materiais do curso?

4 - Existe acesso em tempo real aos professores durante o horário de expediente?

5 - Quando são realizadas as aulas? Os tempos são claramente construídos para possibilitar a profissionais que trabalham acompanharem o curso, sem problemas, realizando tarefas à noite e fins de semana?

6 - Você pode ter aulas a qualquer momento?

7 - Você pode aumentar ou diminuir o número de horas e créditos que você está tendo durante o curso, de modo a fazer o seu ritmo?

8 - Você pode iniciar o programa em diferentes épocas do ano?

MBA

4. Converse com os alunos atuais
Não há nada melhor do que uma boa conversa com os alunos que já estejam fazendo curso online na instituição para ter uma noção do que realmente está acontecendo no programa. Conversas com profissionais atualmente inscritos no programa vai ajudá-lo a determinar se o programa pode atender às suas necessidades, acrescenta.

5. Avalie se o programa oferece apoio à carreira
Bons programas de MBA online vão oferecer desenvolvimento de liderança e coaching de carreira. Eles também oferecem networking robusto com ex-alunos que pode vir a calhar quando você está procurando um emprego.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui