Recursos/White Papers

Carreira

Revelados os vencedores do Prêmio IT Leaders 2016

Para chegar ao ranking, foi elaborado um extenso questionário de mais de 80 perguntas, respondido na íntegra por 223 executivos dos mais variados setores da economia nacional

Da Redação

Publicada em 18 de novembro de 2016 às 09h16

Trocar o motor do avião enquanto ele está voando. A frase é velha conhecida de todos os que lideram empresas, projetos ou equipes e é usada geralmente para descrever um cenário de grande pressão, muitas mudanças e pouco tempo para fazer tudo. Pois os vencedores do prêmio IT Leaders 2016, realizado pela COMPUTERWORLD, uma publicação da Digital Network! Brasileiros  fazem mais do que isso - eles estão na linha de frente da construção  do novo avião corporativo em pleno ar. Esses executivos de TI enfrentaram um ano de crise econômica sem deixar cair a peteca da reinvenção da TI e da transformação digital de suas empresas, dois elementos vitais para garantir o sucesso dos negócios no século 21.

De todos os anos em que a Computerworld realizou a pesquisa IT Leaders, 2016 sem dúvida é o mais desafiador. Em um ano agitado por crises econômicas e políticas, os homens e as mulheres que lideram a TI corporativa tiveram que trabalhar em “modo malabarista”.

De um lado, os desafios impostos pela economia complicada exigiram atenção dobrada na gestão dos orçamentos de TI. Este ano, cresceu o número de CIOs que reportaram redução de orçamento no ano. De outro lado, a preocupação em contratar, treinar e reter profissionais e capacitá-los com as novas competências exigidas pelos novos modelos da TI tirou o sono desses líderes.

O estudo de 2016 mostra também que, embora a TI esteja na base da Transformação Digital, a inovação exige competências muito diferentes das tradicionais, e um mix de protagonistas que inclui, obrigatoriamente, os líderes das linhas de negócio. Os IT Leaders de 2016 entenderam esse cenário e souberam trabalhar em parceria com outros CXOs para materializar grandes projetos inovadores de transformação digital.

A pesquisa mostra que embora 62% dos CIOs continuem controlando todas as etapas de compra de TI, 52% deles apontam as principais áreas de negócio como principais forntes da inovação nas empresas. Metade dos CIOs compartilha com as áreas denegócio a liderança dos processos de inovação corporativa.

Para chegar ao ranking, foi elaborado um extenso questionário de mais de 80 perguntas, que foi acessado por mais de 1,4 mil executivos dos mais variados setores da economia nacional. Do total de profissionais que acessaram questionário, 223 enfrentaram a tarefa de completar  todas as questões e se classificaram para a etapa de seleção dos 100 melhores.

itleaders2016

Os integrantes do raking dos 100 maiores líderes de TI do país, e os vencedores das 17 categorias premiadas este ano, foram conhecidos durante um jantar realizado em São Paulo.

O grande vencedor da noite foi Maurício Minas, Diretor de TI do Bradesco. Para personalizar o atendimento na Era Digital, o executivo orquestrou um projeto gigantesco que combina Big Data, Analytics e User Experience, com um pé já consistente e prático na Computação Cognitiva.

Os vencedores de cada categoria foram:

Bancos - Maurício Machado de Minas (Bradesco)

Agronegócio - Ronaldo Ribeiro (Cenibra)

Comércio - Francisco Augusto Dias Neto ( Armazém Paraíba)

Construção Civil e Engenharia - Renato Cesar Blanco (Votorantim Cimentos)

Educação - Alexandre Ramires de Castro (Senac-RS)

Indústria de Alimentos e Bebidas - Luis Phelipe de Castro (Coca-Cola Brasil)

Indústria Automobilística - Angelo Figaro Egído (Grupo Renault)

Indústria de Bens de Consumo - Agenor Leão de Almeida Junior (Natura)

Indústria Farmacêutica - Marcos Bueno de Oliveira (Nufarm)

Indústria de manufatura - Carlos Eduardo de Castro Lanfredi (Eaton)

Recursos Naturais e Energia - Eduardo Magalhães Barbosa (Kinross Gold)

Saúde - Luiz Carlos Grimarães Jr. (Unimed Volta Redonda)

Seguradoras - Ítalo Flammia (Porto Seguro)

Serviços - Lísias Lauretti (Serasa Experian)

Transporte e Logística - Paulo Palaia Sica (Gol)

Grupos e Holdings - Diogo Henrique Martins (Algar)

Women in Tech - Ana Lúcia Santi D'Amaral (Liberty Seguros)






Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui