Recursos/White Papers

Carreira

Cinco aplicativos ajudam a salvar minutos preciosos do seu dia

A sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas é constante no mundo corporativo. No caso dos CIOs, a necessidade de otimização das horas de trabalho é ainda mais crítica

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 29 de agosto de 2016 às 16h47

Você também sente que o dia tem menos horas do que deveria ter? Se a resposta for “sim”, as dicas a seguir, elaboradaos por Chris Battles, vice-presidente e gerente-geral de comunicação da divisão de cloud da Citrix, serão úteis!

São alguns aplicativos móveis que ajudarão a fazer mais, em menos tempo.

Planeje seu dia
De acordo com Brian Tracy, autor best seller de livros sobre gestão de tempo, “quanto mais tempo você leva para fazer uma lista prévia de tudo que precisa fazer, antecipadamente, mais efetivo e eficiente conseguirá ser”.

Com base nessa premissa, Battles sugere tentar o aplicativo Wunderlist para ajudá-lo a manter a organização durante a semana. Com ele, é possível criar, organizar e compartilhar suas listas de afazeres antes de iniciar o dia – desde sua rotina pessoal até a gestão de objetivos e projetos em equipe. Por fim, é algo que o manterá nos trilhos e focado nas atividades.

Evite reuniões desnecessárias
Nem toda reunião é necessária, mas, caso seja, há tecnologia já permite que esses encontros – antes restritos à plataforma presencial – sejam realizados virtualmente. “Aplicativos como o GoToMeeting não há necessidade de deslocamento para realizar a reunião”, propagandeia o executivo, sobre a ferramenta de sua companhia.

“Sistemas de conferência e colaboração via web ajudam a manter uma relação “cara a cara” com membros da equipe, clientes e parceiros espalhados por várias geografias ao redor mundo sem que seja necessário sair da cadeira de seu escritório”, reforça.

horas_625

Vença o relógio
Impor prazos pode ajudá-lo a realizar entregas a tempo, além de adicionar uma motivação extra em determinados projetos. “Quando nos desafiamos a completar uma tarefa dentro de um prazo – talvez mais curto do que de fato necessário – você compete contra si mesmo para ser mais rápido e eficiente possível”, comenta o executivo, recomendando app com o Timing, que identifica o tempo gasto em cada projeto, por exemplo.

Peça ajuda
Não tenha receio de pedir ajuda para resolver alguma questão. Aplicativos com o GoToAssist oferecem maneiras instantâneas para solucionar alguns pontos técnicos de tecnologia de forma mais ágil e a partir de qualquer localização.

Delegue tarefas
Saber o momento adequado de delegar tarefas representa uma sabedoria fundamental para economizar tempo, enfatiza Battles. Isso é especialmente verdadeiro em tarefas que podem ser melhor executadas por membros da equipe ou tarefas mais simples, como cuidar de questões como envio de mercadorias. Nesse sentido, o executivo da Citrix cita o Shyp, uma ferramenta de currier bastante confiável.

Organize-se de forma a não desperdiçar tempo com ações que podem ser realizadas de forma mais automatizada e simples.Por incrível que pareça, a  falta de organização é apontada como o maior problema dos líderes da área de tecnologia em relação à administração do tempo.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui