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Carreira

Cinco formas de hackear sua produtividade

Mudar a forma como fazemos o nosso trabalho para melhorar a nossa produtividade é uma tarefa difícil, mas não é impossível

Da Redação, com CIO.com

Publicada em 23 de agosto de 2016 às 19h23

Se você sente que o dia não tem horas suficientes para fazer todo o trabalho que precisa ser feito, encontre maneiras de “hackear” sua produtividade, extraindo o máximo do tempo disponível. 

Lembre-se sempre que maior erro que os profissionais cometem quando se trata de gestão de tempo é usá-lo para atividades que não merecem dois minutos de atenção.

Josh Davis, diretor de pesquisas do New York NeuroLeadership Institute, irá ajudá-lo nessa tarefa.

Autor do livro "Two Awesome Hours: Science-Based Strategies to Harness Your Best Time and Get Your Most Important Work Done", ele listou cinco forma de se manter motivado e produtivo.

1. Estabeleça uma agenda
A mente humana trabalha melhor quando sabe o que está por vir. Mesmo que se considere uma pessoa flexível, é aconselhável criar uma lista de tarefas, caso coisas inesperadas começarem a surgir a sua frente.

Essencialmente, é importante ter suas prioridades delineadas antes de começar o dia para, dessa forma, evitar o desperdício de tempo tentando descobrir sempre o que precisa fazer depois de concluir uma tarefa.

“Há momentos no dia que o trabalho é finalizado. Nessas horas, é importante saber qual é o próximo passo dentre suas prioridades e o que, dentre aquelas coisas, são de fato importantes”, comenta Davis, aconselhando que cada pessoa adote o método que considera mais eficiente – escrever tarefas em uma agenda, bloco de notas ou no smartphone.

O importante é achar um mecanismo que permita aumentar a produtividade. Ele aconselha criar rotinas de trabalho em blocos de 52 minutos, com 17 minutos de intervalo.

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2. Gerencie sua energia intelectual
Todos temos recursos limitados de energia mental para darmos ao longo do dia. O especialista aconselha que façamos exercícios para melhorar nossas habilidades e equilibrar as tarefas desgastantes com temas menos pesados.

Davis sugere, por exemplo, tomar muitas “pequenas decisões” na noite anterior a uma reunião importante ou apresentação para, assim, não desperdiçar energia desnecessária; e a colocar tarefas criativas em momentos de mente fresca.

3. Elimine as distrações
O especialista compara a memória de um trabalho a de um computador. Assim, quem deixa muitas “janelas” abertas e “programas” inativos no pano de fundo estará desperdiçando recursos valiosos para serem aplicados no momento presente. O mesmo vale para o seu cérebro. Você precisa ter a certeza de que tem memória disponível suficiente para fazer o seu trabalho.

Depois de terminar uma tarefa desafiadora, pode tentar fazer outra coisa que não tome muita energia, como verificar o seu e-mail, por exemplo. 

4. Alimente hábitos saudáveis
Exercício e dieta não servem apenas para manter a saúde do corpo em ordem, mas também para fortalecer a mente. O conselho é alimentar-se de forma adequada, com um bom mix de vegetais, proteínas e frutas, beber muita água e controlar os níveis de açúcar, cafeína e fast food. Davis também sugere praticar algum esporte antes de ir ao escritório. O exercício pode ajudá-lo em temas como concentração e redução do estresse.

5. Crie um ambiente de trabalho adequado
O que funciona para outra pessoa não necessariamente servirá para você. É importante descobrir como fazer o seu ambiente de trabalho atender às suas necessidades. Isto é especialmente verdadeiro se trabalhar em um ambiente aberto ou um cubículo/baia, que pode ser inerentemente prejudicial para a sua produtividade.

Mas se não pode obter um escritório ou um pouco de privacidade, tente alguns fones de ouvido com cancelamento de ruído, recomenda Davis. 

Se você tiver a oportunidade, tente alguns dias de home office. 

Outro conselho sempre válido é manter a mesa arrumada para não ser oprimido pela desordem.



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