Recursos/White Papers

Carreira

Sete habilidades essenciais aos líderes de alta performance

Integrar pessoas aos processos é o melhor caminho para chegar a excelentes resultados

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 11 de março de 2016 às 10h09

A habilidade para liderar, somada à capacidade de investir nas relações com os pares, se tornou a equação mais poderosa para os executivos de TI que querem conquistar o sucesso na carreira. Mas só isso não basta.

É preciso ter a habilidade de construir relacionamentos, motivar, inspirar e levar energia para as pessoas.

Ao ganhar importância na empresa, agregando novas responsabilidades, gerando maior impacto na estratégia corporativa, o líder de TI deve entender as demandas e usar a tecnologia como meio para conquistar o objetivo esperado.

O CIO  sabe que precisa  gerenciar processos de TI e que sua meta é a de entregar recursos e atingir as expectativas dos negócios. Sabe também que precisa liderar pessoas para chegar a resultados. Mas poucos entendem a importância de combinar essas duas missões e trabalhá-las simultaneamente.

Confira sete habilidades apontadas como indispensáveis para reunir funcionários e stakeholders em torno de um mesmo objetivo e obter sucesso.

1 – Liderança vem acima de tudo
Estudos das consultorias Gartner e Korn/Ferry já revelaram que os CIOs de melhor desempenho são efetivos porque têm clareza de que tudo o que precisam alcançar será conquistado com as pessoas e pelas pessoas.  Lideram partindo desse pressuposto.

2 – Liderança também depende de colaboração
Um CIO de alta performance age de forma colaborativa para achar a solução que realmente seja a melhor possível.

3 – Papel de durão não ajuda
O CIO vive um paradoxo: uma das formas de ganhar mais influência é não manter controle de tudo e se permitir um pouco de vulnerabilidade. Essa situação se reverterá em conexões pessoais profundas, o que contribuirá para aumentar a habilidade do profissional para inspirar pessoas, dentro e fora da organização.

4 – Resultados certos vêm com os relacionamentos certos
CIOs de alto desempenho gastam uma boa parte do seu tempo e energia gerenciando relacionamentos dentro e fora das organizações. Eles investem propositalmente em relacionamentos horizontais que formam a base para atingir resultados extraordinários.

5 – CIOs são comunicadores natos
O melhor líder de tecnologia sabe que seus colegas estão sempre o observando. Claro que eles tiram vantagem disso sempre reiterando suas mensagens centrais e valores, coerentes com a forma como agem. Com essa transparência, consistência, autenticidade e paixão sendo demonstrada diariamente, eles têm a certeza de que suas mensagens não apenas são entendidas,  como também sentidas. Eles querem comunicar um sentimento que empurra as pessoas para as ações corretas.

6 – Liderar é inspirar
Em troca de um salário, muitas pessoas terão desempenho somente adequado. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas em uma missão maior do que elas mesmas. Os melhores CIOs fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a corporação na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.

7 – Construa pessoas, não sistemas
Todas as dicas anteriores são sobre pessoas. E o sétimo fundamento do CIO é saber preparar todo mundo para ser o próximo líder, deixando seu legado.  Assim, cada funcionário deve ser tratado como um líder em potencial, para o qual todos os conhecimentos e valores devem ser transmitidos diariamente.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui