Recursos/White Papers

Carreira

Três dicas rápidas para melhorar a sua rede profissional

Conselhos práticos para fazer conexões valiosas, tanto dentro qunato fora da empresa

Ford Myers, CIO/EUA

Publicada em 14 de julho de 2014 às 07h33

Procurando melhorar a sua rede profissional dentro e fora da empresa? Estes três conselhos do consultor em desenvolvimento de carreira Ford Myers vai ajudá-lo a decidir entre o que você deve ou não fazer.

Sempre mantenha contato com seus pares de negócios e outros, fazendo conexões pessoais genuínas - mesmo que precise usar a tecnologia (e-mail, mensagens de texto ou de mídia social) para fazer o primeiro contato. Ainda não há um substituto para a socialização.

Se o contato permanente o deixa desconfortável, algum treinamento e suporte pode melhorar suas habilidades e ajudá-lo se sentir confortável nesta atividade na qual disciplina é vital. Comprometa-se a dominar o processo de networking para que você possa usar a rede continuamente como estratégia para a construção da carreira.

Em relação aos profissionais mais tímidos, a participação em um coach para desinibição pode funcionar muito bem. Muitos executivos fazem uso dessa ferramenta para ficarem mais à vontade perante os demais – principalmente em início de carreira.

Às vezes, participar de workshops de nível sênior, cursos ou webinars, mais e menos técnicos, orientados para o negócio. Isso vai fazer de você um líder melhor, com habilidades de gestão mais amplas, e vai ajudá-lo a se conectar com parceiros de redes de influência.

Junte-se às organizações profissionais e associações de prestígio e assuma papéis de liderança para construir sua visibilidade e credibilidade. Busque oportunidades para escrever e publicar artigos em sua área de especialização. Fale em conferências de tecnologia e seminários. Esta exposição adicional irá expandir sua rede e atrair maiores oportunidades de carreira.

Nunca gaste toda a sua energia ou tempo de trabalho interagindo com a sua rede para mostrar o quanto você domina tecnologia. Networking não é trabalho. Às vezes, o que seu contato mais quer é tomar uma xícara de café e conversar sobre amenidades. Perceba que ser altamente proficiente com as novas tecnologias não necessariamente o mantém competitivo no mercado.

Não se limite a interagir apenas com outros profissionais de TI. Tenha cuidado com o uso de jargão técnico e pare de pensar em si mesmo apenas como um "técnico" que começou a entender do negócio. Reformule a si mesmo como uma pessoa de negócios que usa a tecnologia como sua principal ferramenta para alcançar objetivos de negócios.

 

(*) Ford R. Myers é coach de carreira executiva e presidente do Career Potential

.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui